Profissão

Devido à insatisfação deles em morrer - ainda pior, fazê-lo como um anônimo - seres humanos escolhem profissões para se rotularem e não serem descartados como 'outro', na coleta seletiva da grande Fábrica de reciclagem que é a Vida.

Desde pequenos são estimulados a pensar no que querem ser quando ficarem mais velhos, variando muito dependendo da visão de mundo que o círculo social permite. Isto é, não é que as crianças humanas pensem que querem seguir uma ou outra profissão por mero acaso, mas sim que desde o início são direcionadas a imaginar-se exercendo profissões com valor social elevado, segundo seus educadores. Não é verdade que eles atingirão esses objetivos infantis com sucesso, salvo algumas exceções, mas é por aí que começa.

O fim de algo só se dá quando se esgota a memória sobre ele. Após o esfriamento do corpo físico o que resta é a memória das pessoas com quem se conviveu. A profissão é uma das últimas coisas da qual se esquece quando se pensa num indivíduo. 'O médico', 'o traficante', 'o catador de latinhas' ou 'o professor', substituem mais facilmente Francisco, Adriano, Leonardo ou Gabriel - não respectivamente - do que qualquer outra conotação. Sendo assim, uma pessoa sem uma profissão sente que não tem a que ser ligada depois de sua passagem de volta à Fábrica.

3 comentários:

Anônimo disse...

Apesar de não sermos levados a escolher a profissão só por pressão social. E apesar de as profissões tornarem você mais inesquecível por ter um rótulo fácil de lembrar, elas também tiram sua individualidade ao padronizarem os indivíduos sob esse rótulo. Ou seja, você ganha mais notoriedade, porém perde individualidade. O grande truque de ser realmente inesquecível, é ser lembrado por quem você é, como um ser único e insubstituível. Só pra exemplificar... acho que ninguém lembra do Lula como "torneiro mecânico" ou "presidente", mas lembra como indivíduo... [relendo isso, notei que ficou uma bosta. parece poesia de viado... bom, vou postar mesmo assim só pra dizer que leio seu blog =P]

Anônimo disse...

Não quero meu humano com uma profissão ._.

Mathk disse...

\o/ lol